quarta-feira, 8 de setembro de 2010

As touradas, na Espanha, vão acabar. E os rodeios por aqui, vão continuar?


A justiça tarda mas não falha! Finalmente, os espanhóis concluíram que as touradas se traduzem numa diversão(?!) cruel. A violência e os maus- tratos contra os animais são de uma covardia descomunal.

 E aí, eu pergunto: e os rodeios? Não se enquadram na mesma categoria?
A maioria das pessoas pensa que o comportamento que os animais demonstram nos rodeios (nomeadamente, saltarem como “loucos”) é o seu comportamento natural, mas tal não podia estar mais longe da verdade. Os animais utilizados nos rodeios não são animais selvagens, são animais criados em cativeiro, que se comportam como qualquer outro cavalo ou boi de cativeiro.

A essência do rodeio consiste em fazer o animal ter um comportamento aparentemente selvagem de modo a dificultar a montada, e isso consegue-se de uma só forma apenas: aplicando violência física extrema e levando os animais a uma situação de terror psicológico.
Claro que os organizadores e participantes defendem que os animais são “bem tratados” nos rodeios, mas isso não pode merecer mais crédito do que o marido que espanca a esposa e vem depois afirmar que a “trata bem”.

Os rodeios são uma escola de violência brutal que ensina a dominância pela lei da força, constituindo um problema social que deve preocupar todos aqueles que defendem uma sociedade justa e pacífica. É um fato científico que a crueldade contra animais conduz à dessensibilização perante o sofrimento de terceiros e torna os indivíduos que dela participam, muito mais propensos a cometerem todo o tipo de crimes violentos contra outras pessoas.

Conheça algumas ferramentas de Tortura

Sedem ou Sedenho: é um artefato de couro ou crina que é amarrado ao redor do corpo do animal, e fica sobre o pênis ou saco escrotal. É puxado com força no momento em que o animal sai na arena. Além do sofrimento, também pode causar fraturas, hemorragias subcutâneas, viscerais e internas.

Esporas: São objetos metálicos pontiagudos embutidos nas botas ou segurados pelos peões. São utilizados para golpear o animal no baixo-ventre e no pescoço.
Objetos pontiagudos: pregos, pedras, alfinetes e arames em forma de anzol são colocados nos sedenhos ou sob a sela do animal.

Choques elétricos e mecânicos: aplicados nas partes mais sensíveis dos animais.

Terebentina, pimenta e outras substâncias abrasivas: são introduzidas no corpo do animal.
Peiteira e sino: corda ou faixa de couro com um sino, amarrada ao redor do animal na região das axililas. à medida que o animal pula, o barulho do sino o estressa.

Golpes e marretadas: é o método mais usado quando o animal está velho ou cansado. Seguido de choques elétricos, esse método causa convulsões e faz o animal saltar descontroladamente, em altura e freqüencia não condizente com o seu físico, resultando em fratura na perna, no pescoço, coluna e distensões e ferimentos diversos.

Como alguém pode ser a favor de algo assim?
Reflita e opine!

Fonte: http://www.idadecerta.com.br/blog/?tag=rodeio

Um comentário: