quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Descrição de raças de gatos!

Bissínio

Tempo de vida: até 20 anos
Sexualmente maduro 9 ou 10 meses de idade
Os primeiros gatos domésticos apareceram no Egito por volta de 2.500 a.C. Eles foram muito importantes na caça aos ratos e aves que eram nocivos aos estoques de cereais dos egípcios. Os gatos foram tão importantes, que até um culto religioso foi instituído em sua homenagem e, como os faraós, eles eram mumificados. Existem muitas estátuas de bronze retratando a deusa-gata Bast.
Apenas uma das espécies de gato domésticos que existem atualmente tem a semelhança notável, nos hábitos e na aparência, com a deusa-gata do Egito: o gato abissínio. Essa semelhança, porém não prova que o gato abissínio seja de origem egípcia. Na verdade, ele apareceu pela primeira vez na Inglaterra, em 1868! Talvez seja descendente de um gato levado da Etiópia por algum diplomata inglês. o gato abissínio é calmo e desconfiado, mas quando se afeiçoa ao seu dono torna-se brincalhão e até travesso. Há duas espécies de gatos abissínios: uma é marrom-clara, quase malhada, com pelos que vão de tons bem claros a tons bem escuros. A outra espécie é castanho-avermelhada. O focinho é amarelo-alaranjado e os olhos são amarelos, verdes ou castanhos-avermelhados.

American Short Hair


O American Shorthair é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.
Resistente, tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspéctos, e devem ser premiadas igualmente, se as proporções gerais estiverem de acordo.
Os olhos são grandes e amendoados, brilhanes e alerta. A distância entre os olhos deve ser de, pelo menos, o equivalente a um olho. Os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos.
Sua pelagem é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são permitidas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.
American Short Hair é uma raça conhecida por sua longevidade, robustez,, amabilidade com crianças e cães, boa aparência e disposição. Possui porte forte e atlético, é ágil e ativo, com um corpo de médio para grande, chegando a pesar até cerca de 6 kg, ligeiramente mais longo que alto. Sua conformação deve indicar poder e resistência.
Descendente de gatos domésticos que chegaram à América com os primeiros imigrantes, no Mayflower, esta raça se desenvolveu ajudando os lares, celeiros e armazens americanos a manter sob controle os ratos, devido à sua habilidade em caçá-los. Era chamado de Domestic Shorthair, que significa "Doméstico de Pêlo Curto" e a partir de 1966 foi adotado o nome de American Shorthair. Além de curta, a pelagem é espessa, o que lhe dá resistência ao frio.
Essa mudança de nome foi feita para distinguir essa raça nativa da América do Norte, do gato doméstico comum, habitante das ruas, diferenciando o American Short Hair de outros gatos de pêlo curto.
Por ser descendente de animais que caçavam gatos, portanto de trabalho, o temperamento do American Short Hair é ativo, gosta de espaço para se exercitar, correr, brincar e saltar.
Gosta da vida ao ar livre mas se adapta dentro de casa. Sendo um excelente companheiro.
É quieto mas ronrona alto.
É disciplinado e aprende a conviver bem com outros animais, inclusive pássaros.
Balinês
De uma forma geral, se aceita que o gato Balinês é uma derivação do Siamês, uma mutação espontânea de pêlo longo.
Seu temperamento é como do Siamês: alegre, brincalhão, inteligente, alerta, curioso. Além do pêlo mais longo, outra diferença é seu timbre de voz mais suave e menos falante.
Sua pelagem é simples e não dupla, como na maioria dos gatos de pêlo longo. Por isso, seu pêlo fica mais liso e junto ao corpo.
As cores padrão são as mesmas do Siamês.
No Brasil é uma raça muito rara, possuindo apenas um criador.
Um Siamês de pêlo longo. É assim que o Balinês é conhecido. De vistosa elegância e corpo esbelto, não é tão brincalhão como os Siameses, porém é afetuoso e menos orgulhos.
Os olhos amendoados são cor azul-safira; a cauda longa e esguia. A única diferença com relação à pelagem está no comprimento. Ela é mais longa, fina e sedosa, ligeiramente ondulada nas partes onde é mais comprida.
É ótimo companheiro por ser alege e brincalhão. Sua voz é suave e mia menos do que os Siameses. É muito sociável, tem facilidade em se adaptar num ambiente onde tenha outros animais.

Bengal

O Bengal desenvolveu-se a partir de um programa americano de 1963, em que a geneticista Jean Sugden cruzou um macho doméstico com uma fêmea de leopardo asiático, tentando transferir as marcas do gato selvagem para uma raça doméstica.
Assim, o Bengal é o único felino híbrido doméstico. É o resultado do cruzamento entre felinos selvagens do extremo oriente com gatos de raça pura, criteriosamente seleccionados.
O termo Bengal foi criado por William Engler, membro do Clube do Ocelote de Long Island, deve-se provavelmente ao nome científico do leopardo asiático (Felis prionailurus bengalensis).
A era do entusiasmo pela raça iniciou-se em 1985, quando Jean Mill exibiu os seus Bengalis — derivados das linhas de sangue de G. Meredith — em exposições da TICA, na categoria "New Breed and Color". Rapidamente a raça tornou-se o pet nacional nos EUA, ganhando em popularidade mesmo de raças tradicionais como o American Short Hair e os Maine Coon.
Com a popularidade da raça e do número de criadores em ascensão, foi criada na TICA a "Secção Bengali", para a definição dos standards da raça. Em Maio de 1992 a raça Bengali foi reconhecida pela TICA. Em 1997, foi dado o reconhecimento pela CFA.
O Bengal é inteligente, curioso, divertido e se relaciona bem com crianças e adultos. Também mantém um contacto bastante sociável com animais de outras espécies. Dentro de suas principais características está o facto de ser óptimo caçador e apreciar actividades na água. O seu temperamento é dócil, não desafiador, nem intimidante. Ele pode exibir temor ou impulso em fugir ou até miar alto em protesto, mas nunca demonstra receio o é ameaçador. Os Bengalis são confiantes, amistosos, curiosos e alertas. Óptimos como companhia dentro de casa.
Dono de um visual bastante selvagem, o Bengal é um gato de porte médio para grande. Bastante forte e musculoso, ele possui os quadris levemente mais elevados do que os ombros, a cabeça tem contornos arredondados, sendo um pouco mais comprida do que larga, exibindo um nariz largo e suas orelhas tem dimensões que vão do médio ao pequeno, são curtas e largas na base, com as pontas arredondadas. A TICA reconhece oficialmente para registros e exposições, 2 padrões de pelagens ( spotted e marbled ) e que podem ser encontrados nas cores brown, snow e silver.

Birmanês ou Sagrado da Birmânia

irmanês ou Sagrado da Birmânia foi reconhecido como raça no início do século 20. Muito sensível e apegado ao dono, sofre de melancolia e depressão se o dono se ausentar por muito tempo. Já com relação a estranhos é reservado e não permite que o toque, chegando a rosnar e morder caso haja insistência.
Seu tamanho deve ser médio; corpo ligeiramente longo; pés redondos; estrutura forte, bochechas redondas; testa pouco arredondada; nariz médio sem stop; orelhas pequenas mas não tanto quanto as do Persa, inseridas bem separadas; olhos azuis, ligeiramente ovais. Pelagem com textura sedosa e semi-longa e com pouco subpêlo. As pontas (face, orelhas, cauda, pernas e genitais) de coloração mais escura em contraste com a cor creme ou bege do corpo. O branco (simétrico) das 4 patas brancas deve ir até a articulação com as pernas.
As marcações nas extremidades só aparecem com 4 a 5 meses de idade. São reconhecidas 17 cores subdivididas em 4 grupos - Point (Red, Seal, Blue, Chocolate, Lilac e Cream), Tortie Point (Seal), Tabby Point (Cream, Seal, Blue, Chocolate, Lilac e Red) e Tortie Tabby Point (Seal, Blue, Chocolate e Lilac). Essas cores devem ser lisas e contrastar bem com o corpo. São indesejáveis manchas brancas na barriga e nos genitais, partes escuras das patas e peito e luvas subindo muito por trás das patas.

 British Short Hair

O British Shorthair é, provavelmente a mais antiga raça de gato da Inglaterra. São excelentes companheiros para toda a família. São tímidos, amistosos e muito afetuosos. É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.
A cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

É uma raça de desenvolvimento lento, e as fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspéctos. O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.
O British Shorthair é companheiro de toda à família
Com caráter tranqüilo, muito sociável e com um incrível senso de dignidade e independência, o British Shorthair, afeiçoando-se à todos na família. Adora brincar, principalmente, com as crianças da casa e, também, com cães.
Dentro de suas características, possui grandes dotes de caçador. Apesar de seu porte robusto, é bastante manso e enfrenta qualquer situação com absoluta calma.

 Bobtail Japones

Com cauda de coelho essa raça de origem japonesa é bastante amigável.
A cauda é uma característica evidente da raça Bobtail Japonês. O nome Bobtail vem da expressão "bobbed tail", que significa cauda cortada. De fato ele possui uma cauda com no máximo 8 ou 10 cm de comprimento. Amigável e com muita personalidade, essa raça é companheira e muito inteligente.
Curioso e afetuoso, não tem dificuldade de ambientação e se adapta tanto à vida em apartamento quando ao ar livre. Ideal para quem pretende ter um felino como companheiro de estimação. Sua coloração é uma característica bastante significativa, pois tem o formato escama-de-tartaruga e as manchas podem ser pretas avermelhadas e brancas.
Origem e História
Gatos com caudas deformadas estão bem documentados em várias partes da Ásia: os genes responsáveis por essa mutação foram provavelmente introduzidos com os primeiros gatos levados da China para o Japão há cerca de 1.000 anos. Os gatos asiáticos com caudas curtas e eriçadas podem compartilhar de um ancestralidade comum com o Bobtail Japonês, mas não existe ligação nenhuma entre o Bobtail e o Manx. Atualmente, sabe-se apenas que ocorreram mutações inteiramente distintas.
No Japão, seu país de origem e local onde possui uma extensa história, essa raça é considerada o símbolo da amizade. Quando está sentado, é comum levantar uma das mãos, esse gesto, segundo a crença popular japonesa, traz boa sorte. Essa crença é tão levada a sério pelos japoneses que, é comum vermos gravuras e modelos dos "gatos que acenam" nas portas de estabelecimentos japoneses para saudar os visitantes.
Embora o Bobtail tenha raízes no extremo Oriente do século VII, apenas recentemente os japoneses se mostraram interessados em expor esta raça. Foram os americanos, no final da década de 1960, os responsáveis pela sua maior divulgação. Contudo, esta raça ainda é considerada rara.
Em relação as cores do Bobtail Japonês, as mais apreciadas são a preta, branca e vermelha, seja em cor única ou nas combinações bicolor ou tricolor. Estas são conhecidas no Japão como por Mi-ke (feliz). São aceitos também os Bobtails de cores diferentes, desde que o desenho da pelagem não seja como os do Siamês ou do Abissínio.
Com corpo esguio, mas dotado de boa musculatura, o Bobtail Japonês é um gato elegante. As suas pernas são compridas e esguias, sendo que as traseiras mais compridas do que as dianteiras. Possui pêlos de comprimento médio, macios como seda, mas resistentes. A cauda possui no máximo 8 ou 10 cm de comprimento. Esta, mantida em posição curva, parece inexistente, como nos coelhos.

Chartreux


O Chartreux é o gato nacional da França. Sua história se confunde com a da França e ele é citado em diversas obras literárias francesas. A versão mais aceita diz que eles foram trazidos da África do Sul por frades da Ordem dos Cartesianos. No século XVI já se falava de gatos azuis que viviam na França. O primeiro documento que fala sobre este gato é o poema de Du Bellay intitulado "vers français sur la mort d'un petit chat" (versos franceses sobre a morte de um gatinho) de 1558.
O encontramos novamente no século XVIII, quando o naturalista Buffon o classifica entre as 6 raças conhecidas. Até o começo do século ele tinha diversos nomes: gato auvergnat, americano, russo, maltês e chartreux. Mas foi este ultimo que persistiu.

 Cornish Rex














O Cornish Rex apresenta físico longo, esguio, dorso arqueado, cauda enrolada, cabeça afilada e grandes orelhas pontiagudas. O nome "Rex" lhe foi conferido por alusão a uma mutação que ocorre em coelhos. Devido ao pelo curto, não gosta de ambientes frios.
O Cornish Rex também é conhecido como "Poodle cat" devido a sua pelagem encaracolada. Existem mais duas variedades: o Devon Rex, com pelo mais curto e áspero, e o Si-Rex, que apresenta padrões point dos siameses.

 Devon Rex


O Devon Rex deve a sua designação ao coelho Rex, que tem pêlo encaracolado, sendo esta a característica de destaque nesta raça felina. O Devon Rex surgiu numa altura em que o Cornish Rex alcançava notoriedade nas exposições de 1960, daí pensar-se que a 2ª mutação do Rex fosse uma forma de Cornish Rex. No entanto, do acasalamento destes gatos não resultou qualquer cria Rex, confirmando a sua diferença genética. A pelagem do Devon Rex é distintiva, pois apresenta camadas de pêlos superiores e de subpêlo, sendo estes mais retorcidos do que os de mutação Cornish. A criação do Devon Rex surgiu a partir de 1960, na Grã-Bretanha, quando em Devon, Inglaterra, uma mulher usando um gato bege de pêlo encaracolado, acasalou-o com a sua gata. Uma das crias resultantes surgiu então com o pêlo semelhante ao do progenitor, encaracolado. O Devon Rex foi reconhecido pela primeira vez em 1967.


 Exótico

O Gato Exótico é um Gato "artificial", ou seja, antes dele existir, o homem já planejava a sua existência.
Os Americanos queriam um Gato bonito, dócil, de bom temperamento e de fácil asseio.
Até então, os Persas eram os favoritos. Eles possuiam todas estas qualidades almejadas, mas a pelagem era problemática.
Escovações freqüentes eram necessárias, fazendo que com os pêlos ficassem soltos pela casa e alguns momentos do dia fossem perdidos em cuidados básicos com a pelagem.
Para tanto, que tal unir o útil com o agradável, numa proposta de Gato bonito e prático?
Foi assim, que surgiu o Gato Exótico, uma criação selecionada, oriunda do cruzamento do Persa com o Pêlo Curto Americano, no início dos anos 60, nos EUA.
A intenção era se obter um animal com aparência rolissa e atraente do Pêlo Curto Americano e as características físicas e comportamentais do Persa. A princípio, o resultado foi bom, mas havia etapas a serem solucionadas.
Os tipos (carinhas) ainda estavam longe do desejado. O nariz era muito longo e o comportamento era muito "elétrico". Havia mais a fazer. Os melhores exemplares foram colocados para novas cruzas, afim de se obter o tão famoso "Gato Exótico".
Com o passar do tempo e acasalamentos planejados chegou-se ao famoso "Gato Exótico: o gato do futuro". Prático por natureza, belo de aparência e um temperamento mágico, capaz de entreter o dono e ao mesmo tempo repousá-lo com suas carícias e afagos.
Hoje, ele é criado em todas as cores e padronagens do Persa e do Pêlo Curto Americano, num total de 95 variedades. Suas características físicas são: uma belíssima pelagem aveludada, que mais parece "ursinho de pelúcia", com cabeça grande e redonda, com bochechas largas e nariz curto.
Os olhos são grandes, redondos e de cor conforme os padrões da pelagem. O corpo é compacto e rolisso, com cauda curta e espessa, pernas curtas e grossas e pés grandes e arredondados.
O geneticistas de Gatos do mundo inteiro interessam-se muito por esta nova raça e são unânimes em afirmar a sua ascendência como nova raça e chegam a afirmar que em pouco tempo estarão em maior número em população, do que os seus ancestrais Persas.
Isto porque esta nova raça tem tudo para dar certo. Mais uma vez o homem consegue manipular a natureza e trazer à vida uma raridade felina que é a raça Exótica.
A orientação a ser dada para Criadores, são corretos acasalamentos, tendo em vista a cor de pelagem, aliada a cor dos olhos, bem como voltar sempre que possível, para acasalamentos com Persas.
Deste cruzamento teremos um resultado de 50% de Persas e 50% de Exóticos, geneticamente, embora possam nascer 100% de Persas ou 100% de Exóticos. É válido ressaltar que os filhotes que forem Persas serão Persas legítimos, o mesmo ocorrendo com os filhotes Exóticos. Desta cruza, jamais nascerão filhotes mestiços.
Ao contrário, teremos o aperfeiçoamento de ambas as raças. O retorno ao Pêlo Curto Americano não é aconselhável, visto que perde-se o tipo físico do padrão aprovado. No Brasil, já existem Exóticos premiados Internacionalmente.
São Gatos perfeitos na raça, cor e padrão e a procura para aquisição de exemplares, torna-se crescente. Muitos criadores que criavam apenas Persas, passaram a criar também a raça exótica. Alguns até dizem que já possuem preferência pelos Exóticos, tanto porque sua pelagem requer menos cuidados, como por sua simpatia.
Eles são gatos amáveis com as pessoas. Alegram-se com as visitas e têm aparência otimista, não tão sizudos como os Persas. Uma vez convidados para brincadeiras, correspondem imediatamente. São alegres e extrovertidos. Ao mesmo tempo sentem sono facilmente e é comum vê-los brincando, movimentando-se muito e em seguida serem pegos por um sono reparador.
O homem os inventou e eles vieram para ficar. O que o homem aprendeu com a nova raça é que podemos ser tão Exóticos quanto eles, sem que percamos a nossa personalidade.
Ser Exótico é ser "chic", diferente, elegante, independente e principalmente ser querido por todos.


O gato Exótico é alegre, ativo e brinca exaustivamente com seu dono, para em seguida, curtir aquele sono reparador. Amoroso, exige e dá carinho o tempo todo. Como excelente caçador que é, pega rato, borboleta, lagartixa, entre outros bichos.
O temperamento é parecido com o do Persa, carinhoso e apegado ao dono, porém, o Exótico é mais extrovertido e alegre, provavelmente uma herança do American e do British Short Hair.
Possui pêlo curto, não deitado, com subpêlo. As cores permitidas são as mesmas do Persa: azul, preto, marrom, lilás, creme, etc.

 Maine Coon

Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon é resistente, rústico, capaz de suportar as interpéries. Seu pelo é macio e seu corpo muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho. É musculoso, de tamanho médio para grande. As fêmeas, geralmente são menores que os machos. Os olhos são grandes e expressivos. As cores dos olhos são verdes ou douradas.
É um gato de fácil adaptação, e essencialmente muito amigável. Sua pelagem é sedosa, caindo levemente. É curta nos ombros e mais longa na região do estômago.
O Maine Coon é um felino meigo com características diferentes
Há duas características bem interessantes nesse felino, ele dorme de qualquer jeito e gosta de se enroscar, das maneiras mais estranhas, nos lugares mais esquisitos. É um gato bastante saudável e que suporta temperaturas rígidas.
Os Maine Coon são muito afetivos, mas gostam de liberdade para explorações ao ar livre. Dentro de sua personalidade, esse gato adora um jardim espaçoso, mas, caso seja castrado, vive perfeitamente feliz dentro de um apartamento.
Também é famoso por seu “trinado” delicioso e calmo. Além disso, uma característica original de sua pelagem é a sua semelhança com a do guaxinim, que em inglês é conhecido como "coon". É uma das maiores raças americanas e uma das mais antigas.

Manx

  A raça Manx pode ter descendido de gatos que nadaram para a terra firme na ilha de Man, ao largo da Costa Oeste da Inglaterra, quando escaparam dos destroços de galeões espanhóis naufragados em 1588. É mais provável, entretanto, que a raça tenha surgido de gatos nativos da ilha. Embora a ausência absoluta de cauda seja essencial num verdadeiro Manx (o Rumpy), gatos com graus variáveis de cauda (Risers, Stumpies e Longies) são úteis em programas de criação de Manx.
A característica marcante no Manx é a falta de rabo. Ele é inteligente, calmo e carinhoso. Possui um dos menores corpos de todas as raças de gatos domésticos. Por não possuir a cauda, não é considerado um bom escalador. Seu andar é saltitante.
É conhecido por ser um gato robusto e de corpo compacto e sólido. Sua pelagem densa pode variar de longa a curta. O pêlo curto é um pouco duro, mas de aparência mais lustrosa. O pêlo longo tem uma textura sedosa. É uma raça que normalmente possui qualquer cor.
Ele é ativo, brincalhão, amigo e muito apegado ao dono. De temperamento fácil e tranqüilo, o Manx tem cabeça, bochechas e olhos arredondados. Dá para imaginar sua expressão doce e cativante. O Manx exibe muitas características iguais às dos cachorros, como, por exemplo, enterrar brinquedos.

 Pêlo Curto Brasileiro

De vira-lata a primeiro gato de raça brasileiro reconhecido em 1998 pela World Cat Federation.
Assim como ingleses e americanos transformaram gatos de rua em gatos de raça, surgindo, assim, o British Shorthair (Britânico de Pêlo Curto) e o American Shorthair (Americano de Pêlo Curto); por ter uma tipologia padrão, nosso gato de rua também mereceu reconhecimento como raça.
O Pêlo Curto Brasileiro é originário dos gatos aqui introduzidos pelos europeus por ocasião da colonização do país.
O Pêlo Curto Brasileiro é um gato forte, a pelagem é curta e os olhos de cor preferencialmente combinando com a da pelagem. O temperamento é brincalhão, alegre, ativo e muito apegado ao dono, inteligente e aprende as coisas com facilidade, excelente caçador, resistente a doenças, amistoso e apegado ao dono, mas se não encontrar carinho e afeto onde vive, pode procurar outro lugar para viver.
A Federação Brasileira do Gato está dando registro inicial (RI) para os exemplares que se aproximam do padrão da raça e também registro definitivo (LO) para os que conseguirem determinado número de títulos em exposições ou forem provenientes de gerações cruzadas segundo determinadas regras.
Para obter o registro, é só apresentá-los para exame na FBG.
O pêlo curto brasileiro é basicamente aqueles gatos que circulam pelas ruas Brasileiras e que tem pêlo curto.
Os nossos gatos de rua viraram gatos de raça à mais ou menos oito anos, e desde então, eles vem lutando para serem reconhecidos internacinalmente.
O padrão também foi mudando, de modo que agora nem todos os gatos de rua são pêlos curtos perfeitos.

 Persa

Persa de pêlo longo é, sem dúvida, a raça de gatos mais famosa e a mais popular do mundo. É dotado de uma extraordinária variedade de cores e de marcações. Ele serviu, e serve ainda, no mundo todo, para a "produção" de outras raças - por exemplo, o Sagrado da Birmânia, uma variedade de Rex chamada Selkirk e o Pêlo Curto Britânico, dentre outros - com a introdução de novas cores nestas raças e, em alguns casos, melhorias na conformação e formato do crânio.
Uma característica a salientar é que o Persa de Pêlo Longo é extremamente sereno e afetuoso, dando-se muito bem com outras raças e até com cães. Ele também é muito tolerante com as crianças.
Os cuidados com sua pelagem são, provavelmente, o ponto mais importante a ser considerado para os proprietários desses gatos. O Persa de pêlo longo é um companheiro ideal para as pessoas que querem um gato de caráter simpático e que gostam de dedicar algum tempo para os cuidados diários que a sua exuberante pelagem impõe.
Muito provavelmente, o Persa de pêlo longo descende dos Angorás da Turquia, e teria chegado a Europa pelas mãos do explorador italiano Pietro Della Valle, em meados do século XVI.
A primeira descrição precisa da raça aparece no livro de história natural de Georges Louis Leclerc Bufon (1707-1788), e a primeira exposição de felinos foi organizada por Harrison Weir, em 1871, no palácio de Cristal, em Londres, onde participaram a rainha Vitória e o Príncipe de Gales como proprietários e expositores de exemplares Persas. Em 1910, foi criado, na Inglaterra, o "Governing Concil of the Cat Fancy of Great Britain", quando foram estabelecidos os primeiros padrões da raça Persa, sempre ocupando uma posição de destaque dentro da aristocracia Felina.
O persa é tradicionalmente conhecido pelo seu temperamento dócil e tranqüilo, com capacidade de adaptar-se a mudanças ambientais. Possuem uma voz doce e melodiosa, quando comparado às demais raças. Muito carinhoso, demonstra nitidamente o apreço pelo seu proprietário.
Extremamente limpo, "foge" de locais sujos e mal cheirosos, e seus hábitos diários são basicamente a alimentação, higiene e cuidados com o pelo, diversão e sesta.
Espirituosos e brincalhões, encontram diversão nos objetos mais simples, e até nas próprias sombras. Seu interesse por diversão não se altera na fase adulta, continuando a brincar e a provocar seu "dono" para que participe da diversão.
Ele pode permanecer por horas deitado no seu lugar favorito na casa, sem que pareça estar prestando atenção ao que acontece ao seu redor, mas sem perder a aura de aristocrata que tantas pessoas admiram. Os Persas adoram carícias, cafunés e todas as expressões de carinho, e raramente mostram suas garras, a não ser quando "amassam" o nosso colo "ronronando" (é uma demonstração de que estão gostando muito da situação).
gato Persa

Scottish Fold

Os Scottish Fold ("Pregas Escocesas") surgiram como resultado de uma mutação espontânea em gatos de uma fazenda na Escócia. A gata original, chamada Susie, deu à luz a um filhote branco, de orelhas dobradas. Foi então que um pastor local, chamado William Ross, decidiu estabelecer uma nova raça baseada na presença de orelhas dobradas. Começou com esse filhote, que foi chamado Snooks.

Durante o início do desenvolvimento da raça, por volta do ano de 1850, os cruzamentos foram realizados com outros pêlos curtos sem pedigree e só mais tarde, foram introduzidos os pêlos curtos Ingleses para ajudar a desenvolver a linhagem Scottish Fold. Daí em diante, a raça vem se estabelecendo através de cruzamentos entre o British Shorthair e gatos domésticos da Escócia e da Inglaterra.

Os gatos da raça Scottish Fold apresentam porte compacto, robusto e bem redondo. Possuem a cabeça redonda, testa curvada, nariz largo e curto. As orelhas são pequenas e dobradas para frente, característica esta adquirida logo com duas semanas de vida.
Os olhos são grandes e redondos e a cor é sempre em harmonia com a pelagem. A pelagem tem duas variedades: pêlo curto, espesso, muito denso, como se fosse pelúcia e pêlo semi-longo.

Os gatos Scottish Fold apresentam um temperamento afetuoso, sendo muito carinhosos e brincalhões. Adoram a vida em família e tem um miado muito suave. São companheiros ideais, tolerantes com outros animais e extremamente agradáveis.

O Scottish Fold praticamente não mia, somente quando está no cio. Sua coloração é azul podendo variar de tons mais claros aos mais escuros, sempre contrastando com áreas brancas da pelagem. O pêlo azul pode ficar levemente marrom antes de uma muda. Seu peso varia de 2 a 6 Kg.


 Siamês

Um nobre e elegante gato

O siamês é o príncipe dos gatos, título recebido por sua elegância de corpo e, também, pela graça de seus movimentos. Parece uma estátua do Antigo Egito, possui um olhar enigmático e profundo; é um exótico bichano. Entre os gatos de pedigree, é o mais conhecido. Sua popularidade é tão grande que é considerada a segunda raça com maior número de nascimentos ao ano, só tendo à sua frente o Persa.
Sua personalidade é incomum. Algumas características, como o miado, diferenciam-nos dos demais felinos. Além disso, são muito ligados aos seus donos, de quem, em alguns casos, chegam a ter ciúmes. Especialistas comparam seu comportamento ao dos cães, pois se afeiçoam mais aos donos do que à casa propriamente. O que não é comum, de uma maneira geral, entre os gatos.
Imponente, o Siamês chama a atenção pelo físico esbelto e pela cor dos olhos. Com reações imprevisíveis em alguns momentos, seu humor muda de acordo com os acontecimentos. Pode-se dizer que é um pet temperamental, mas, sem dúvida, muito carinhoso.
- Sphynx
O Sphynx é um gato raro e de aparência estranha. Ele praticamente não possui pêlo e por este motivo não agrada muitas pessoas. Mas há quem garanta que ele é um gato adorável e apaixonante e sociável.
Esta raça é esperta, inteligente e muito afetiva. A pelagem parece uma camurça. Seu corpo é magro, sua musculatura é delgada e a cauda longa. Possui orelhas grandes e pode ter ou não bigodes.
O Sphynx pode ser encontrado nas cores preto, cor de siamês, rajado, vermelho, creme e cinza chumbo. Já os olhos bem abertos são, habitualmente, verdes, cor de avelã ou dourados.
A pele é agradável ao toque e pode ser enrugada. Apesar de ser chamado de pelado, possui um tipo de pêlo muito curto e distante, principalmente nas extremidades do corpo.
O único cuidado é quanto à temperatura. É vulnerável ao frio pela quase ausência de pelagem e ao calor, já que pode sofrer queimaduras nas partes brancas da pele.
Embora o Sphynx não aprecie muito o contato físico, ele gosta de pessoas e prefere ambientes internos aquecidos.

Um comentário:

  1. AI COMO EU QUERIA GANHAR UM PERSA SE ALGUEM AI QUIZER ME DOAR EU ACEITO COM TODO AMOR ....
    82742498

    ResponderExcluir