quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Por que os cães brigam?

Existem diversas situações que podem provocar uma reação agressiva de um cão com outro e causar brigas. Conhecer estas situações é fundamenta,l tanto para evitá-las como para saber atuar no caso do conflito acontecer.


As disputas de hierarquia que se estabelecem entre dois machos, são as mais comuns, porém, as menos perigosas. A situação costuma resolver-se de maneira natural ao ficar clara a supremacia de um cão sobre outro, sem que se atraquem.

No entanto, não ocorre o mesmo numa briga entre duas fêmeas, pois ela não recuam, tornando este tipo de briga muito perigosa. É verdade que a briga entre fêmeas ocorre muito raramente, mas tenha em conta que, quando ocorrer, elas irão até a morte.


As brigas de hierarquia entre um macho e uma fêmea são também pouco habituais mas, no caso de ocorrer, colocará o macho em grande risco. O cão poderá efetuar manobras de defesa ante os ataques da fêmea, mas jamais chegará a feri-la mortalmente, mesmo que sua própria vida esteja em risco.

Se o conflito é entre um adulto e um filhote, não há maiores riscos, pois o filhote cederá à superioridade física do primeiro. Entretanto, é necessário ter em conta que, um cão de oito meses, já é considerado, aos olhos dos demais cães, como um adulto. E, em caso de briga, não será poupado por sua pouca idade.

Uma exceção geral a todas estas considerações, se dá no caso de cães considerados "raças de briga", como pitbull, mastiffs, dogos argentinos, etc. Neste caso, independentemente do sexo dos adversários, o grau de periculosidade da briga será similar ao de um confronto entre fêmeas





Fonte: http://www.petpet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário